O mundo atual é marcado por um significativo e rápido fluxo nos padrões de mudanças que têm resultado no aumento das incertezas e dos riscos, os quais atingem de forma diferenciada as populações, evidenciando no âmbito da sociedade diferentes graus de vulnerabilidade e de capacidade adaptativa. Os principais vetores dessas mudanças são a economia e o clima, os quais possibilitam a interconexão da chamada “globalização”, que se expressa, dentre outras formas, por meio da unificação dos processos produtivos de diversos lugares e das pressões sofridas pelos ecossistemas do planeta que são impostos pelo desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional. Quanto mais vulnerável uma sociedade for, mais impactos negativos as mudanças climáticas vão ocasionar.

 

Essas mudanças se expressam de diversas maneiras, mas há uma convergência global referente aos problemas concernentes aos recursos hídricos que falam da necessidade de construir coletivamente instrumentos de gestão capazes de minimizar ou até mesmos possibilitar estratégias de adaptação proativa frente às incertezas que caracterizam esse mundo em mudança. Nesse contexto, percebe-se a existência de um condicionamento mútuo entre sociedade e clima, onde este nunca foi estacionário em toda a história de desenvolvimento do planeta. Além disso, a produção social da riqueza do mundo está diretamente atrelada a produção social dos riscos. Daí, torna-se imperativo desenvolver estratégias relativas a gestão do risco capazes de contribuir para o uso sustentável dos recursos hídricos, a fim de que os diversos usos e usuários sejam atendidos de forma eficiente e equitativa, apoiando-se nos princípios da justiça social.

 

É sob essa ótica que o grupo de pesquisa Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica volta seu olhar interdisciplinar, desenvolvendo pesquisas em seis linhas integradas, a saber: (i)Alocação de Água; (ii) Gerenciamento do Risco Climático em Recursos Hídricos; (iii) Sistemas de Apoio à Decisão em Recursos Hídricos; (iv) Hidrometeorologia; (v) Operação e Segurança de Infraestrutura Hídrica; e (vi) Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos.

Equipe atual

Passou por aqui