PROJETO AMANA

Tradicionalmente as aulas de Engenharia são teóricas expositivas e a prática de exercícios é sugerida para momentos externos à aula presencial, reduzindo a intensidade das trocas docente-discente e resultando em uma baixa motivação dos alunos. Como solução, propõe-se a aprendizagem baseada em problemas, que estimula a atitude ativa do aluno em busca do conhecimento, fundamentada no conceito de ensino híbrido, sala de aula invertida, em que o estudo da base conceitual é realizado em casa, de modo on-line, e o tempo em sala de aula é destinado para discussões e atividades práticas. Essa ação tem sido vivenciada na Universidade Federal do Ceará na disciplina de Hidrologia, ministrada nos cursos Engenharia Civil e Engenharia Ambiental pelo professor Assis Filho, que, em parceria com o Instituto UFC Virtual por meio do PROATIVA (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem), em 2016, desenvolveu o projeto AMANA. Este tem o intuito de, através de videoaulas, aproximar os alunos dos conteúdos pedagógicos propostos na disciplina de Hidrologia. Dentro do escopo do projeto, vídeos, produzidos e disponibilizados pelo docente, são usados para abordar o conteúdo teórico. Assim, um dos pontos de ação dos bolsistas envolvidos no projeto é, em parceria com o professor, melhorar a qualidade do material multimídia já produzido, com regravações, bem como criar uma leva de conteúdos complementares para a disciplina, desenvolver um repositório digital para disponibilizar o material produzido e propor um modelo de estudo baseado no engajamento, com aspectos interativos e com elementos dos jogos, buscando facilitar a dinâmica de interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo. Por fim, busca-se validar essa produção com os alunos, visando encontrar pontos de melhorias em eventuais problemas no conteúdo ou na abordagem utilizada.