IMPACTO DAS MUDANÇAS DO CLIMA E PROJEÇÕES DE DEMANDA SOBRE O PROCESSO DE ALOCAÇÃO DE ÁGUA EM DUAS BACIAS DO NORDESTE SEMIÁRIDO

A Assistência Técnica do Banco Mundial (NLTA) vem prover planejadores e tomadores de decisão com informações e ferramentas necessárias para a adaptação do setor de recursos hídricos às mudanças climáticas no que refere-se ao processo de alocação de água. O Relatório encomendado pelo Banco Mundial “Impacto das Mudanças do Clima e Projeções de Demanda sobre o Processo de Alocação de Água em duas bacias do Nordeste semiárido” foi um estudo realizado pelo programa de pós-graduação em recursos hídricos, saneamento e geotecnia (POS DEHA). Um projeto de planejamento de secas desenvolveu-se um estudo para auferir os impactos das mudanças climáticas no Nordeste Semiárido e projetar a demanda por água.

 

Neste artigo serão avaliados os impactos das mudanças do clima e das projeções de demanda sobre o processo de alocação de água, sendo isto examinado em três etapas, as quais documentam a síntese dos resultados da Assistência Técnica. Primeiramente, a ideia é tentar, antes de incorporar qualquer cenário sobre a demanda, também incerta, analisar os impactos marginas das mudanças do clima sobre o processo de alocação de água sob condições de demandas atuais. Posteriormente, serão analisados os impactos das projeções de demanda, sob condições de clima presente, no processo de alocação de água. Finalmente, serão avaliados os impactos conjuntos dos cenários futuros de clima e demanda sobre o processo de alocação de água. Os resultados, em maior detalhe, estão nos capítulos de cada componente: Clima e Hidrologia, Demanda e Alocação de Água.