DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA USO DO MODELO FÍSICO SMAP NA PREVISÃO/GERAÇÃO DE CENÁRIOS DE VAZÕES PARA O PRIMEIRO MÊS OPERATIVO

O projeto intitulado desenvolvimento de metodologias para uso do modelo físico SMAP na previsão/geração de cenários de vazões para o primeiro mês operativo objetivou a elaboração de uma metodologia capaz de ampliar o horizonte relativo ao uso de informações meteorológicas na representação das afluências adotadas para o primeiro mês operativo da programação e planejamento da operação do Sistema Interligado Nacional – SIN. Realizado pelo  Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC.

 

A área de aplicação da metodologia proposta foram as Bacias do Rios Grande, Iguaçu e Tocantins. Os resultados revelaram que o modelo hidrológico mostrou-se mais robusto em relação ao modelo estocástico, proporcionando o aprimoramento das previsões, configurando-se como um estudo piloto que poderá ser estendido para as demais bacias do país.

 

Coordenador: Francisco de Assis de Souza Filho

Equipe: Renan, Cleiton, Alisson e Antônio Duarte