SHAE - SF: SEGURANÇA HÍDRICA, ALIMENTAR E ENERGÉTICA NA BACIA ESTENDIDA DO RIO SÃO FRANCISCO

O Projeto Integrativo Segurança Hídrica, Alimentar e Energética (SHAE-SF) busca soluções, de forma sustentável, para uma produção agrícola integrada à manutenção e bom uso dos recursos hídricos e à geração de energia, diante dos cenários de aquecimento global e mudanças climáticas no Brasil. O SHAE-SF circunscrever-se-á a Bacia do Rio São Francisco, região-piloto para as análises, considerando os elevados conflitos potenciais (ambientais e sociais), e seguindo orientação do Ministério de Ciência Tecnologia Inovação (MCTI).

 

Analisar, identificar e mapear, de forma integrada e transversal, mediante os cenários de mudança do clima o panorama da segurança alimentar, hídrica e energética na Bacia do Rio São Francisco Estendida, contemplando às diferentes estruturas de oferta e demanda de alimentos, água e energia. Avaliação dos impactos na produção agrícola da Bacia do Rio São Francisco, a partir dos diferentes cenários do IPCC, com e sem as técnicas de adaptação e considerando a oferta de água, para os anos 2020, 2030 e 2040. Desenvolvimento e aplicação da modelagem hidrológica que represente o processo chuva-vazão na Bacia do São Francisco Estendida. Divulgação dos atlas de potencial solar e eólico. Apresentar diretrizes para políticas públicas e tomadas de decisão em uma abordagem NEXUS para produção de energia e alimentos e demanda hídrica.

Stoécio Maia (UFAL), Jhon Elton (UFCG), Iana Rufino (UFCG), Higor Costa (UFCG), Dirceu Reis (UNB), Samiria Oliveira (UFC), Sullyandro Guimarães (UFC), Laís Marques (UFC), Eduardo Assad (Embrapa), Vanessa Pugliero (Embrapa), Assis Filho (UFC), Tereza Melo (UFC), João Dehon (UFC), Renan Vieira (UFC), Taís Maria (UFC), Larissa Zaira (UFC), Victor Porto (UFC), Ályson Brayner (UFC), Carla Beatriz (UFC), José Ruy (Embrapa) e Yáscara Maia (UFCG).